Produções

O grupo Angoleiro Sim Sinhô já realizou apresentações em atividades promovidas pela UFSC, como o Seminário Internacional “Um outro olhar sobre África: história e perspectivas”, em 2009; na Programação Cultural da 10ª SEPEX, em 2011; e a Primavera no MArquE, em 2013. Também já foi objeto de pesquisas acadêmicas, livros, e materiais audiovisuais realizados por participantes ou simpatizantes das manifestações promovidas pelo grupo.

Produções bibliográficas

Livro “Rodas de Capoeira: arte e patrimônio em Florianópolis”, de Maria Eugenia Dominguez (2010, Editora Contraponto). O livro aborda as rodas de capoeira presentes nas ruas de Florianópolis, entre elas a roda realizada pelo grupo Angoleiro Sim Sinhô na UFSC.

O capítulo “Somos todos irmãos: rito e performance na roda de capoeira Angola”, de Diogo de Oliveira; do livro “Rituais e Performances” (2012, organizado por Esther Jean Langdon e Éverton Luís Pereira). Capítulo teve como objeto a roda de capoeira do Angoleiro Sim Sinhô.



Monografias, teses e dissertações
 
O trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais de Iara Ferreira (2009), intitulado “Discípulos de Angola: ‘Fundamentos’, ‘Linhagens’ e ‘Tradição’ no grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô”, teve como objeto as práticas do grupo Angoleiro Sim Sinhô.

Integrantes dos grupos Angoleiro Sim Sinhô realizaram pesquisas sobre a contribuição da capoeira angola para a educação: “Capoeira Angola na Educação Física Escolar: A perspectiva da cultura corporal”, de Carmindo Almeida (2001) e “A Roda da Vida: A Capoeira Angola e sua contribuição para o processo educativo”, de Carlos Mostaço (2007).

Audiovisuais

O vídeo “Capoeira Angola na Escola e na Universidade”, de 2012, produzido em parceria entre o grupo Angoleiro Sim Sinhô e o Projeto de Extensão “Música e Cultura”, do Departamento de Antropologia da UFSC, com apoio da SECARTE e do Instituto Brasil Plural.

Projetos de Pesquisa

O grupo tem parceria com o Projeto de Extensão “Música e Cultura”, do Departamento de Antropologia, sob a coordenação da Profa. Maria Eugenia Dominguez, que está vinculado ao Projeto de Pesquisa do CNPq “Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário